Sexta-feira, 28 de Agosto de 2015
O que me motiva.

 

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Para quem pratica exercício, motivação é fundamental. Porque é ela que nos traz à porta do ginásio, que nos obriga a trocar de roupa, que nos arrasta para as máquinas, que dá o empurrão inicial à corrida. Mas também todos sabemos que manter a motivação é difícil. E desengane-se quem acha que a falta de motivação só ataca quem está a começar! Não, não! Nada disso. Ataca todos por igual. Assim sendo, pensei em partilhar um pouco o que me motiva, tipo lista de dicas, o que resulta para mim. E pode até ser que ajude quem queira fazer de Setembro o mês de retorno definitivo à vida ativa. 

 

 

1) O melhor é começar logo de início.

Para mim são três treinos por semana. Sem desculpas. E o melhor é começar logo à segunda-feira. Pensem comigo: ir à segunda-feira tira logo de cima de nós o peso de um dos treinos. tchan nan nan nan! Portanto, treinar à segunda torna tudo melhor (e já notei que, pelo menos no meu ginásio, a segunda-feira é um dos dias de maior afluência portanto...não sou a única a seguir esta dica!). 

 

2) Escolhe dias fixos para treinar. 

Pega no calendário e tira aquelas horas para treinar. Assim sabes que naquele dia, aquela hora vais ao ginásio. Não penses no domingo que "ai depois tenho que arranjar tempo para ir ao ginásio ou para ir correr, caminhar etc.". O "depois-logo-se-vê" dá asneira. Até porque acabamos por nos ocupar com outras coisas e deixamos os treinos de lado.

 

3) Sê consistente.

Mas se por acaso, tiveste uma semana particularmente difícil e complicada, não te martirizes. O importante é ser consistente. Lá porque uma semana em particular foi complicada não quer dizer que somos um falhanço. Temos sempre a semana seguinte. E a outra, e a outra...(Mas não abusem! A dica 1 e 2 têm sempre prioridade).

 

4) Estabelece metas.

As metas são super importantes! Ao início, a minha meta principal era perder a massa gorda a mais (estou atualmente nos 10%) e ia somente duas vezes por semana ao ginásio. Depois comecei a puxar mais por mim até que, mês a mês atingi o meu objetivo. Depois de cruzar a meta que venha outra! Pequenos objetivos (e acima de tudo realistas!) permitem-nos ver os nossos progressos ao longo do tempo. 

 

5) Inspira-te.

O meu feed Instagram está repleto de pessoas desconhecidas que admiro! São pessoas de diferentes nacionalidades, que fui encontrando aos poucos e adicionando. Publicam fotos da sua alimentação ou exercício que me dão motivação para continuar. Também podes construir painéis de motivação (eu tenho um no Pinterest, por exemplo). Outra forma de me manter motivada é criando playlists que me ponham no estado de espírito certo: Com garra, energia e cheia de vontade. Ah!!! E ocasionalmente, uma peça de desporto nova pode fazer maravilhas! Acreditem!

 

7) Foca-te.

Se vais "perder" uma hora da tua vida a treinar, que seja para treinar a sério. Andar pelo ginásio a conversar com os outros não ajuda em nada: só te estás a sabotar. Portanto, rentabiliza o teu esforço, puxa por ti. E já agora, se é para fazer 12 flexões, é para fazer 12. Nem que saias da sala de quatro (perdoem-me a linguagem mas é mesmo isto). 

 

8) Roma e Pavia não se fizeram num dia.

Se os resultados não forem imediatos, respira fundo. Calmaaaa! A ideia aqui é ficarmos mais fortes, mais saudáveis e ativos. Os resultados mais visíveis são óptimos e muitas vezes querem-se imediatos. Mas a pergunta-chave aqui é: "Estou mais forte e mais saudável agora?". Se a resposta é sim então continua. Estás no caminho certo. 

 

 

*A ficar mais forte cada dia.

* Imagem retirada do Pinterest. 



publicado por Sofia às 14:55
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Tenho 24 anos. Gosto de comida saudável, de fitness, de filmes antigos e livros. Gosto de viagens e pequenos prazeres como fazer festas à minha cadela. Sou louca por roupa e maquilhagem.Porque frequentemente sonho acordada, nem sempre estou presente quando estou. Não gosto falta de delicadeza ou más respostas porque sim. Não gosto de alface ou de pessoas que não sabem argumentar numa discussão. Tenho mau feitio, mas estou a tentar melhorá-lo. Talvez um dia até mude o nome do blog. Quem sabe?
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