Quarta-feira, 11 de Março de 2015
Os pessimistas não se desiludem.

 

Os pessimistas não se desiludem. Fazem sempre as contas por baixo e não têm medo de assumir o pior cenário. Também sofrem de ansiedade, especialmente porque sabem que o pior cenário está acoplado a uma probabilidade. Mas ao se ser pessimista, também as conquistas têm um outro encanto, são inesperadas mas devidamente celebradas.

Um pessimista não é de todo uma pessoa com falta de confiança. Sabe reconhecer as suas forças. Mas também as suas fragilidades, e as fragilidades de um mundo que nada nos garante para além do ar que respiramos. Por isso conta sempre com o pior, mantendo as suas esperanças vivas, mas contidas. 

Eu sou uma pessimista assumida, sim. Sinto essa ansiedade de quem prevê o que pode não correr bem e assumo as incertezas do futuro, sem que elas me deitem a baixo. Mas dou muito mais valor ao que de bom acontece. 

E, honestamente, acho que o optimismo é sobrevalorizado. 



publicado por Sofia às 13:19
link do post | comentar | favorito

5 comentários:
De PedaçosdeSonho a 11 de Março de 2015 às 13:54
"Se olharmos demasiado tempo para o abismo, o abismo olha para nós". Acho que o ideal é mantermos o pensamento positivo, consciente de todas as possibilidades, e sonhar com os pés bem assentes no chão :)


De Sofia a 11 de Março de 2015 às 17:28
Concordo totalmente. Talvez não me tenha expressado bem, porque não vinquei a diferença entre negativismo e pessimismo. Por exemplo, se eu me candidatar a um emprego, devo manter a esperança de que posso ficar mas sei alimentá-la. Porque há outros candidatos tão bons como eu. Logo, a meu ver, o pessimista aceita que tem uma chance de ficar com trabalho mas não está preso a esperanças que o podem desiludir, pensa no pior cenário como sendo real: O de não ser escolhido. 


Obrigada pelo comentário :)


De Sofia a 11 de Março de 2015 às 17:28
*sem


De PedaçosdeSonho a 12 de Março de 2015 às 12:32
Sim, concordo com essa diferença :)


De Ana a 13 de Março de 2015 às 13:28
Eu também sou pessimista. Já tentei ser optimista por várias vezes mas acaba sempre por não resultar... O pessimismo já me está no sangue.


Comentar post

Mais sobre mim
Tenho 24 anos. Gosto de comida saudável, de fitness, de filmes antigos e livros. Gosto de viagens e pequenos prazeres como fazer festas à minha cadela. Sou louca por roupa e maquilhagem.Porque frequentemente sonho acordada, nem sempre estou presente quando estou. Não gosto falta de delicadeza ou más respostas porque sim. Não gosto de alface ou de pessoas que não sabem argumentar numa discussão. Tenho mau feitio, mas estou a tentar melhorá-lo. Talvez um dia até mude o nome do blog. Quem sabe?
Posts recentes

Estou pronta para voltar.

A salada que me deixa de ...

Black Friday.

É vergonhoso...mas ainda ...

Muitas coisas estão prest...

Estou cansada.

A brincar com probabilida...

Ena pá...mais um desafio.

Arquivos
Leituras